Teorias e Fotografias
Aqui não se passa nada, mas podem entrar e ficar à vontade.
03 de Junho de 2008

Hoje vou falar-vos de burros, um animal tantas vezes menosprezado, mas tão importante nos trabalhos da lavoura, talvez por isso acabou na lista nos animais em vias de extinção, quer em Portugal, quer pela Europa fora.

No entanto não vou falar de um burro qualquer, mas do burro mirandês que é um animal com características muito específicas, tem uma pelagem castanho escuro e mais comprida que a de um burro normal, e é extremamente dócil.

Num dos nossos passeios por terras transmontanas tivemos a sorte de nos cruzarmos com um dos representantes da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino - AEPGA, que nos levou a visitar um dos centros onde, neste momento se encontram alojados vários burros, na aldeia de Atenor.

De Atenor até ao referido centro, o caminho é feito pelo meio dos montes, por caminhos de terra batida. A paisagem é de cortar a respiração de tão bonita e quase esquecemos que algures existe civilização, é como se fizessemos uma viagem no tempo.

Depois é disfrutar o momento para mais tarde recordar, e esperar que esta e outras associações tenham longa vida e consigam concretizar aquilo a que se propõem.

Pode tornar-se associado, saber mais sobre a raça assinina ou apadrinhar um burrico aqui.

Das dezenas de fotos que tirei deixo-vos aqui algumas e garanto-vos que a escolha foi muito difícil. A minha sobrinha que foi comigo, teve a sorte de andar um bocadinho de burro, apesar do pavor que teve enquanto lá em cima, e das cerca de 90 fotos que tirou, 79 foram de burros... creio que explica bem a adoração que teve por aqueles animais tão dóceis.

Paisagem perto de Atenor

burro mirandêsburro mirandês

burro mirandês

publicado por Moira às 00:11 link do post
Pelo menos já não se fica de braços cruzados a ver o que acontecerá... Penso que cada vez mais estamos despertos para a importância de preservar o pool genético das espécies autóctones. Parabéns pelas fotos e pelo tema!
Torradaemeiadeleite a 3 de Junho de 2008 às 13:27
Benvindo(a) ao meu cantinho da Blogosfera e Obrigado, pela visita e pelo apoio.
Moira a 3 de Junho de 2008 às 16:23
É um animal bem patusco e quase em vias de inatenção mas sou suspeita porque adoro animais os que tenho em casa e os que o meu pai tem na "terra" entre eles o Nelito que é um burro muito inteligente:)
Burros mesmo são os seres humanos, ontem ao ouvir as notícias fiquei pasma com uma carnificina de 10 cavalos selvagens mortos a caçadeira sabe-se lá por quem... O ser humano é ignorante e cruel
Beijinhos
R.Cheiros a 5 de Junho de 2008 às 08:57
Se eu não vivesse na cidade adorava ter um burrico.
Fiquei encantada
Moira a 6 de Junho de 2008 às 14:28
pesquisar neste blog
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
15
16
24
25
26
28
29
30
Translator

Read the Printed Word!
blogs SAPO