Este texto foi escrito à uns anos, mas podia ter sido agora, encontrei-o quando andava a fazer arrumações na papelada cá de casa, e por achar que vale a pena transcrevo-o de novo.
Foi escrito numa sexta-feira 13, mas podia ter sido noutro dia qualquer.
Não acredito em superstições, mas há dias em que melhor fora não sair do conforto dos lençóis e deixar rolar o tempo até que de outro dia se tratasse.
Pela segunda ou terceira vez na minha vida tive que contactar os Serviços da "nossa" Segurança Social e cheguei à conclusão que o nome da Instituição não se coaduna com os serviços prestados, de social não tem nada e de segurança nem se fala...
Hoje em dia os serviços do Estado, numa tentativa de modernização, fazem-nos crer que o futuro está na internet! A intenção é boa, mas quando precisamos de consultar algo nas ditas páginas embrenhamo-nos num labirinto tal que acabamos à procura de um telefone na esperança de encontrar, do outro lado da linha, uma voz simpática.
Para facilitar a nossa já tão complicada vidinha, a Segurança Social põe à disposição dos cidadãos pelo menos um número começado por 808, creio que lhe chamam números verdes, vá-se lá saber porquê...
A sensação que tive nas múltiplas tentativas que fiz de ligação é que aquele número era um autêntico sinal vermelho! Passo a explicar: disca-se o referido número, chama 3 ou 4 vezes e aparece uma gravação dizendo que por congestionamento do serviço não é possível atender a chamada, que lamentam imenso pelo incómodo causado, e claro, pedem para voltar a ligar mais tarde.
Passam uns minutos e claro voltamos a tentar, a gravação é a mesma. Uma hora mais tarde, e resultado igual! Na minha inocência tentei por volta da hora do almoço, e agora, pasme-se! A gravação dizia que os serviços estavam encerrados por ser, claro e óbvio, hora de almoço.
Resolvi ir almoçar também!
De regresso voltei a tentar e a gravação ecoou de novo no meu telefone, desesperada, procurei nas listas telefónicas um número, que não fosse verde, e ao fim de alguns minutos o telefone chamava de novo.
Finalmente tinha alguém do outro lado da linha!
Atendeu-me uma senhora de voz simpática a quem expus o meu problema, mas ao contrário do que esperava, a senhora lamentava imenso, mas, não me podia responder à minha questão. Insisti, afinal o que eu queria era uma coisa tão simples, provavelmente bastava perguntar à colega do lado ou passar a outro departamento, mas a resposta foi negativa.
Tinha então que me deslocar a um dos Serviços e solicitar as instruções para completar o preenchimento do meu impresso. O que se passou a seguir nem vale a pena relatar, resumindo, a troco da burocracia tive que meter pés ao caminho, apanhar alguma chuva e vento para conseguir o que queria.
Só à noite, quando finalmente me sentei no sofá para descansar, me veio à cabeça: Será que tudo isto aconteceu apenas porque era Sexta-Feira 13, ou será assim todos os dias?