Teorias e Fotografias
Aqui não se passa nada, mas podem entrar e ficar à vontade.
27 de Junho de 2011

Depois dos livros, os filmes. O desafio foi lançado pela Isabel e eu não podia faltar

 

1. Existe um filme que nunca te canses de ver?

Nunca me canso de ver Lendas de Paixão, realizado por Edward Zwick, com Anthony Hopkins, Brad Pitt, Aidan Quinn e Henry Thomas, é um filme intenso que me agarra sempre ao ecrã, com uma fotografia extraordinária que lhe valeu um óscar.

 

2. Algum filme te fez abandonar a sala de cinema a meio da sessão?

Sim, Pulp Fiction, que me desculpem os admiradores Quentin Tarantino mas ao fim de meia hora tinha a cabeça dormente de tanto palavrão.

 

3. Se escolhesses um filme para ser o filme da tua vida, qual seria ele?

Escolher um só filme é uma tarefa árdua, qualquer um dos filmes da minha lista de preferências mais abaixo foi, em determinada fase, o filme da minha vida, no entanto há um que me ficou na memória: Powaqqatsi de Godfrey Reggio, a vida em imagens captadas um pouco por todo o mundo que conjugadas com a música de Philip Glass, faz dele o escolhido.

 

4. O que achas do cinema nacional?

Só comecei a dar atenção ao cinema português quando comecei a trabalhar na área do cinema, até aí para mim o cinema português era uma coisa chata e sem graça, por completo desconhecimento do que se fazia em português.

Considero o Mestre Manoel de Oliveira um dos melhores realizadores portugueses de sempre, a sua carreira fala por si, tendo sido premiado vezes sem conta, infelizmente não é compreendido pela maioria das pessoas uma vez que os seus filmes não são fáceis, apesar de terem bons actores, e excelente fotografia.

E quando se fala de cinema português a maioria das pessoas decerto refere o Páteo das Cantigas, O Leão da Estrela ou a Canção de Lisboa, no entanto o cinema português é muito vasto que estes três filmes que nem sequer podem ser sinónimo de bom cinema.

Para saberem mais sobre o Cinema que se tem feito em Portugal passem pelo site Cinema Português, alguns dos filmes podem encontrar-se facilmente e nem todos são uma perca de tempo, a ideia de que o cinema português é muito parado é um mito e a prova disso está nos filmes de António-Pedro Vasconcelos, Joaquim Leitão e Leonel Vieira entre outros. Estes não são certamente realizadores premiados a nível internacional como é Manoel de Oliveira, mas são muito melhores que a maioria das americanadas que chegam semanalmente às nossas salas de cinema. A título de exemplo deixo-vos o link para um filme que não sendo muito recente foi uma inovação no cinema português e depois porque é um filme muito divertido: Manô.

Para finalizar, em Portugal como no resto do mundo há bons e maus filmes, eu sei que é um pouco polémico o que vou dizer, mas o bom ou o mau dependem sempre da perspectiva do espectador.

Na minha opinião, o que falta ao Cinema português é divulgação, marketing e mais dinamismo, pois temos bons actores, bons realizadores e bons filmes, mas não existe uma estratégia que leve as pessoas ao cinema. Há que fomentar o cinema português para que de uma vez por todas os filmes portugueses deixem de ser indevidamente rotulados, antes mesmo da estreia nas salas de cinema, o curioso é que as ante-estreias estão sempre esgotadas e o trabalho, quer do realizador, quer dos actores é quase sempre aplaudido no final.

Creio que ainda há muito a fazer pela Cultura em Portugal nomeadamente no Cinema e no Teatro.

 

5. Qual a cena mais bela e inesquecível que alguma vez viste num filme?

Há tantos filmes que me marcaram que não consigo enumerar uma só cena.

 

6. Qual o ator ou atriz que te faz ir ao cinema?

Bradd Pitt, porque é giro. Bom agora a sério, não há nenhum actor ou actriz que me façam ir ao cinema, um bom actor por si só não faz um bom filme e o exemplo disso é que eu gosto muito da Julia Roberts e do Javier Bardem e o filme Comer Orar Amar, foi para mim uma desilusão completa, mas também não é de admirar porque o livro para mim já tinha sido um fiasco.

 

7. Tens algum autor/realizador preferido?

Para mim o melhor de sempre é Akira Kurosava, realizador japonês falecido em 1998, embora goste muito do trabalho de tantos outros realizadores.

 

8. Indica alguns dos teus filmes preferidos:

Acção:

O Senhor dos Anéis de Peter Jackson

 

Animação:

Les triplettes de Belleville de Sylvain Chomet

The Nightmare Before Christmas - O Estranho Mundo de Jack de Henry Selick

 

Cinema Português:

Manô de George Felner

A Esperança está onde menos se Espera de Joaquim Leitão

 

Clássicos:

Casablanca de Michael Curtiz

 

Comédia:

Nothing Hill de Roger Michell

Bienvenue Chez les Ch'tis - Bemvindo ao Norte de Dany Boon

 

Drama:

Abre los Ojos de Alejandro Amenábar

Big Fish - O Grande Peixe de Tim Burton

Derzu Uzala de Akira Kurosawa

Il Postino - O Carteiro de Pablo Neruda de Michael Radford

Legends of the Fall - Lendas de Paixão de Edward Zwick

Fala com Ela de Pedro Almodóvar

 

Ficção Científica:

Blade Runner - Perigo Iminente de Ridley Scott

O 5º Elemento de Luc Besson

Matrix de Andy Wachowski e Lana Wachowski

 

Romance:

Angel-A de Luc Besson com uma Banda Sonora extraordinária

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet

Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen

 

9. Qual o último filme que viste?

Já não vou ao cinema há muito, principalmente por falta de tempo. Em casa o último filme que vi foi, Where The Wild Things Are (em português: O Sitío das Coisas Selvagens) a expectativa era demasiado grande e talvez por isso fiquei decepcionada em alguns momentos, mas gostei muito dos monstros e da música.

 

Este é o post com mais links que fiz em toda a minha vida, espero que gostem das minhas escolhas.

Quem quiser saber mais sobre algum dos filmes ou ver o trailler e a ficha técnica, basta seguir o respectivo link.

publicado por Moira às 20:19 link do post
tags:
Moira,
adorei a tua lista. Tenho muita curiosidade para conhecer a obra de Akira Kurosava, mas nunca vi nenhum filme dele. Ai está uma falha a colmatar :)
E tenho Big Fish em casa para ver assim que tenha um tempinho.
Vou também procurar as tuas sugestões de cinema português ;)
Bjs
Isabel a 28 de Junho de 2011 às 09:28
Isabel,
No meio disto tudo tínhamos um filme em comum que fugiu da minha lista de dramas :) é O Piano da Jane Champion, que já vi umas 3 vezes e gosto muito.
Vou acrescentá-lo de novo à lista :)
Quanto ao Akira Kurosawa, provavelmente só conseguirás ver na Cinemateca, eu comprei o Derzu Usala há tempos para oferecer ao meu pai, mas foi caríssimo por ser um filme estrangeiro.
Beijocas
Moira a 28 de Junho de 2011 às 19:59
Isto é o que se pode chamar um post a sério! :)
E fez-me sentir tão... "precisada" de ver filmes, tantos filmes!
Não conheço muitos dos filmes que referes, e pelo que pude ler e ver, tenho pena. Mas nada que não se possa resolver...
Concordo contigo quanto ao Pulp Fiction, comecei a ver na televisão, mas não me cativou nada.
Em relação ao cinema português, também não conheço muita coisa, e sinceramente o que vi não me deixou muito entusiasmada. Mas acredito (tenho a certeza) que não conheço o suficiente.
Ultimamente tenho ido muito pouco ao cinema, e mesmo em casa não tenho visto quase nada. E agora não tem sido por falta de tempo. É uma área onde preciso ocupar mais do meu tempo livre.
Bjs
Cláudia a 28 de Junho de 2011 às 12:14
Cláudia,
A maioria dos filmes que vejo é em casa, excepção para os filmes portugueses que habitualmente vejo em ante-estreia, mas hoje em dia sinto-me sempre tão cansada que já não me apetece sequer ligar a televisão, que chega a estar semanas desligada.
Mas às vezes faço verdadeiras maratonas e vejo logo 2 ou 3 no mesmo dia :)
Moira a 28 de Junho de 2011 às 20:02
pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
28
29
30
blogs SAPO